Com lançamento marcado para 11 de março, o novo Corolla Cross já está em contagem regressiva para chegar às lojas. Ao contrário do que o nome sugere, entretanto, não se trata de um sedã aventureiro, mas do SUV médio que promete ameaçar a liderança do Jeep Compass na categoria.
Para se diferenciar, a Toyota pretende aproveitar o nome do sedã médio mais vendido do Brasil, além de sua plataforma e mecânica, prometendo manutenção acessível – as revisões do Corolla sedã custam R$ 4.522 até os 60.000 km.
Algumas informações já foram antecipadas, como as versões e faixa de preço do novo carro. Outras, como seu desempenho, conforto e estética, vêm sendo deduzidas com base em lançamentos estrangeiros.
Versões e preços do Corolla Cross
O novo SUV da Toyota contará com quatro versões, sendo duas somente a combustão (XR e XRE) E duas versões híbridas (XRV e XRX). A mais barata é A modelo XR, que contará com motor 2.0 flex Dynamic Force, de 177 cv e 21 kgfm e câmbio CVT de 10 marchas (sendo a primeira por engrenagem), custando cerca de R$ 138.000, conforme antecipado por lojistas.
Para efeito de comparação, o Jeep Compass parte dos R$ 136.285 na versão Sport e o Corolla GLi, R$ 120.790.
No XR não há nada além do básico para a categoria: ar-condicionado digital, sete airbags, sensores de estacionamento e central multimídia destacada do painel e sem moldura traseira, igual à do Corolla 2022.
Itens como faróis de led e chave presencial só aparecem na outra versão flex, XRE, que ainda acrescenta bancos em couro preto. O preço final da versão ainda não foi detalhado, mas é estimado pelos concessionários entre R$ 150.000 e R$ 165.000.
De modo semelhante ao que ocorre no Corolla sedã, a primeira versão híbrida é basicamente igual à topo-de-linha a combustão, mudando apenas o motor. Essa versão, no caso do utilitário, foi batizada de XRV, e, além do motor elétrico, trará o pacote de segurança da Toyota, que inclui assistente pré-colisão, alertas de tráfego e piloto automático adaptativo.
Em termos de potência, a união de um motor 1.8 com a unidade elétrica gerará até 123 cv. Fontes ouvidas por QUATRO RODAS dão conta de que essa versão intermediária custará aproximadamente R$ 175.000 – será o SUV híbrido mais barato do Brasil.
Caso prefira, o cliente ainda pode desembolsar R$ 190.000 e adquirir o Toyota Corolla Cross XRX, topo de linha. As exclusividades da versão incluem teto solar panorâmico, banco em couro bege e preto, ar-condicionado em duas zonas e banco do motorista elétrico. Ainda haverá uma série limitada, com estética própria, que marcará o lançamento do SUV médio.
O Toyota Corolla Cross estará disponível nas cores branco, preto, prata, cinza e vermelho, com tom de azul exclusivo ao XRX. Todas as versões do SUV contarão com câmbio CVT, rodas aro 17 e controle de estabilidade, além de linhas de financiamento da Toyota. O que também não muda é que todas as versões têm freio de estacionamento no pé, e não elétrico como no rival da Jeep.
Aposta elétrica
As peças de divulgação do novo Corolla Cross ainda são poucas e misteriosas, mas a Toyota já destaca, tanto no site do carro quanto em guias de venda, o porta-malas do SUV, que terá 440 litros de capacidade. O foco, claro, é no Jeep Compass, cujo compartimento acomoda até 410 litros. O novo Volkswagen Taos, entretanto, conta com 455 litros.
Outro destaque que a Toyota pretende dar é às versões eletrificadas: segundo representantes, deverá corresponder por metade das vendas, sendo 20% para a versão XRV e 30% para a topo de linha XRX.
A pré-venda do modelo ainda não começou, mas concessionárias já vêm fazendo reservas — algumas cobrando até R$ 5 mil como sinal de compra. O prazo de entrega girará em torno de 30 dias a partir do lançamento, com versões híbridas podendo levar até um mês e meio. | Fonte: Quatro Rodas.