AUDITORIA | Tribunal de Contas do Estado constata irregularidades no Hospital de Base em Conquista

Resultado de imagem para De acordo com o TCE, em todas as unidas foram identificadas várias irregularidades de maior ou menor gravidade. Dentre eles, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o Hospital de Base, está entre eles.

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) constatou diversas irregularidades em cinco hospitais estaduais.

De acordo com o TCE, em todas as unidas foram identificadas várias irregularidades de maior ou menor gravidade. Dentre eles, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), o Hospital de Base, está entre eles. As informações são do Blog do Sena.

Dentre as irregularidades constatadas estão falta de alvarás sanitários, problemas no manejo de lixo hospitalar, superlotação em leitos de enfermaria, UTI e pronto-socorro, além de precariedade na estrutura física, como infiltrações nos tetos, goteiras, portas quebradas.

As irregularidades expõem funcionários, pacientes e acompanhantes a riscos de saúde, tanto por agentes infecciosos quanto por possíveis acidentes.

Foram verificadas também no controle de frequência dos profissionais. Nesse quesito, o Hospital de Base foi o que registrou o maior número de faltas, sendo registradas 16 ausências de profissionais que deveriam estar trabalhando entre os dias 16 e 20 de setembro.

A unidade também não conta com o Sistema de Ponto Eletrônico por Biometria, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) a partir de 2012.

Além do hospital de, a auditoria foi feita nos seguintes hospitais: Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), em Salvador; Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié; Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Agora, o relatório passará para a fase de sorteio do conselheiro relator e julgamento pelo Plenário da Corte de Contas. A partir daí, ocorrerá o julgamento com a apresentação da defesa pelos gestores e também com a apresentação de um plano de soluções para resolver os problemas nas unidades. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) não se posicionou sobre o assunto.


COMPARTILHAR