A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta terça (11), a Operação Dupla Face, contra esquemas de falsificação de documentos públicos e estelionatos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal. A ação acontece na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos. De acordo com a Polícia Federal, o prejuízo com as fraudes totaliza mais de R$ 60 mil, em empréstimos fraudulentos, além de possíveis outras fraudes que podem estar associadas ao grupo.
Ainda segundo a PF, a investigação começou em 2022, quando um dos investigados se passou por um aposentado do INSS e conseguiu, através de documentos falsos, um empréstimo consignado em uma agência da Caixa. Em seguida, o homem enviou os valores para uma terceira conta corrente aberta em outra instituição financeira, também em nome da vítima.
A investigação apontou que um dos suspeitos já responde a mais de cinco processos criminais do mesmo tipo e que ele foi responsável pela fabricação das identidades falsas utilizadas.
Além dos mandados judiciais, também foi determinado o bloqueio judicial de R$31.862,75 das contas e bens dos investigados.
Os suspeitos são investigados por associação criminosa, falsificação de documento público e estelionato qualificado. As penas máximas podem somar mais de 15 anos de prisão.