Um cenário de devastação nas avenidas centrais e ruas da periferia. Assim pode ser resumida a situação deixada pelas fortes chuvas registradas na noite dessa quinta-feira (4), em Vitória da Conquista. A equipe do Sudoeste Digital está nas ruas acompanhando a situação.
O alerta de chuvas intensas previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se confirmou. A cor laranja que apontava perigo indicou chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Se na zona rural as chuvas foram bem recepcionadas pelos moradores, na cidade foi diferente, principalmente nos locais onde a Prefeitura realiza obras. Como sempre acontece, a água invadiu casas e lojas no centro e carreou terra, pedras e areia da parte alta para a área central.
Sem planejamento diante das previsões de fortes chuvas, o setor de obras do município terá que refazer parte das obras, porque o material foi arrastado pela correnteza, como no canteiro recém-implantado na Avenida Jorge Teixeira. A Prefeitura ainda não fez o levantamento dos prejuízos.
A força da natureza também foi intensa na Avenida Olívia Flores, nas imediações do Colégio Heleusa Câmara. Ventos, seguidos de raios, atingiram e derrubaram uma grande árvore, causando interdição parcial da via. Parte da fiação se foi com a árvore. O fornecimento de energia foi interrompido. Não há registro de feridos, nem de danos materiais.
O QUE DIZ A PREFEITURA – A Prefeitura informou que, para monitorar a situação e analisar os prejuízos, o grupo gestor de crise formado por representantes da Defesa Civil, Deserg, secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Meio Ambiente (Semma) foi deslocado para os locais onde houve chamados e aos pontos que inspiram mais cuidados.
Um dos pontos é o canal de drenagem do Santa Cecília, que foi obstruído com a chuva. Uma equipe da Semma retirou o galho de árvore da Olívia e a Seinfra limpou o canal do Santa Cecília.
A equipe seguiu também para atender um chamado numa residência da Rua Vasco da Gama, no bairro Alto Maron. A primeira informação foi de que um raio teria atingido o telhado da casa, mas, ao chegar ao local, a Defesa Civil observou que na verdade o que ocorreu foi um curto circuito.
Cuidados
As orientações à população nesse período de chuva é de não se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é fundamental não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O alerta do Inmet segue até as 10h desta sexta-feira (5), portanto, é importante seguir as orientações. Para chamados e mais informações, a comunidade pode ligar para a Defesa Civil, pelo número 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193. | com informações da Secom/PMVC.