ATUALIZAÇÃO | PM é preso em operação contra grupo de militares investigados por matarem pessoas e alegarem resistência

Um policial militar foi preso durante uma operação contra um grupo investigado por envolvimento em homicídios na região sudoeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira (12). Dois tenentes, um cabo e três soldados da Polícia Militar estão entre os suspeitos e foram afastados da corporação por um ano.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que todos os seis militares são investigados por executarem pessoas, e alegarem que houve auto de resistência – que é quando um policial afirma que a vítima resistiu, efetuou disparos e, por isso, a equipe precisou entrar em confronto.

O nome do policial preso não foi divulgado, bem como a patente. A casa dele – que é suspeito de atuar diretamente nos assassinatos – foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão, durante a Operação Verdugo. Uma pistola com numeração raspada foi encontrada no imóvel.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) detalhou ainda que um pó branco, semelhante a cocaína, foi localizado no armário do policial, que é lotado no Batalhão de Choque. O material será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O militar foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Salvador.

No total, a Operação Verdugo cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Salvador, Lauro de Freitas, na região metropolitana, Vitória da Conquista e Contendas do Sincorá, ambas na região sudoeste.

Em Vitória da Conquista, os policiais teriam executado Waldomiro de Jesus Meira Filho (imagem acima) e Thiago Menezes de Oliveira (abaixo), por suposto envolvimento de tráfico de drogas, entre os anos de 2018 e 2019. Eles também são investigados por fraude processual.

A ação policial contou com apoio do Ministério Público estadual. A operação foi batizada de Verdugo, termo que significa “indivíduo responsável pela execução da pena de morte ou de outros castigos corporais; carrasco, algoz”. | Informações da Rede Bahia.


COMPARTILHAR