As agências bancárias não funcionarão nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, tampouco no dia 1º de janeiro, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia 23 de dezembro, antevéspera de Natal, haverá expediente bancário normal, informa a entidade. Após o Ano Novo, os bancos voltarão com o expediente tradicional em 2 de janeiro.
A Febraban orienta a população a utilizar os canais digitais das instituições nos dias em que não houver atendimento nas agências físicas, bem como os caixas eletrônicos.
Para carnês e contas de consumo (como água, energia e telefone) com vencimento no feriado, os pagamentos poderão ser feitos no dia útil seguinte sem acréscimo. Os tributos normalmente têm datas de pagamento ajustadas ao calendário de feriados, de acordo com a entidade.
Fim de ano ou final de ano? Saiba qual o correto
A língua portuguesa não é nada fácil. Quando partimos para a gramática e grafia das palavras tudo se complica ainda mais.
Há quem diga que o português é o idioma mais difícil do mundo, graças às inúmeras regras que existem. Por exemplo, o correto é fim de ano ou final de ano? Descubra agora.
Essas expressões são muito utilizadas pelo comércio, cartões de Natal, propagandas e artigos.
No entanto, poucas pessoas param para pensar qual é o jeito correto de se referir ao último período do ano. Chegou a hora da resposta; confira a seguir.
O correto é usar fim ou final de ano?
Se você tem dúvida sobre usar ‘fim ou final de ano’, chegou a hora de esclarecer
A utilização de ‘fim ou final de ano’ ainda é motivo de dúvida para muita gente (Imagem/arte: Blogodorium)
O mais indicado é que você use fim de ano ou invés de final de ano. Isso se deve, sobretudo, à categoria das palavras. Fim é um substantivo, enquanto final é um adjetivo.
Uma regra simples para entender qual palavra se encaixa melhor é só substituir por palavras antônimas. A de fim é início. A de final é inicial. Então, a frase ficaria assim:
Início de ano
Inicial de ano
É claro que a de cima é a correta. Dessa forma, é só considerar que fim de ano é mais apropriado do que final de ano. Embora, seja bem usual.