ARTIGO | Vota Fundeb: a importância do Fundeb para a educação básica brasileira

Joilson Bergher* – Olá Brasil, de novo somos chamados para lutar pela educação no Brasil. Entre os dias 20 a 23 de julho, acontecerá a aprovação da PEC 15/15, principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil, se extingue no dia 31 de dezembro deste ano, que concretizará não apenas a continuidade de uma política bem-sucedida, mas legará à sociedade brasileira um modelo de financiamento da educação básica melhorado, mais justo e mais forte.

“Antes da covid-19, a importância do Fundeb para a educação básica brasileira já era grande. Com a pandemia, a matéria ganhou relevância ainda maior.

Já são mais de cem dias de aulas suspensas, que significam queda na aprendizagem, aumento da insegurança alimentar dos alunos, da depreciação da infraestrutura escolar e das desigualdades e enfraquecimento do vínculo das crianças e dos jovens com a escola e os professores.

Sem o fundo haverá uma explosão abrupta de subfinanciamento crítico na educação já a partir do ano que vem, afetando 62% dos municípios brasileiros; e um aumento da desigualdade no financiamento educacional, que cresceria 24 vezes.

Consequentemente, seria aprofundado o fosso de oportunidades de aprendizagem entre os mais ricos e os mais pobres, situação que explica parte da vexatória desigualdade socioeconômica do Brasil. Vale lembrar que na educação básica investimos por aluno apenas 44% do investimento médio nos países desenvolvidos.

Na prática, sem o Fundeb corremos sério risco de viver – por anos – num país com escolas fechadas e alunos sem condições dignas para aprender, sobretudo em locais vulneráveis.

Se a inércia prevalecer, demoraremos para nos recuperar dos efeitos da pandemia na educação e em todas as áreas que dela dependem: saúde, crescimento econômico, segurança, distribuição de renda, emprego, entre outras”.

Importante deixar claro que estudos do DIEESE aponta que sem o Fundeb, 94% dos alunos da educação básica serão prejudicados, ou seja 20 milhões de alunos, e ainda 3 milhões de Professores. Pressione, marque em suas redes sociais os Deputados.Federais da Bahia, do Brasil, para que o Fundeb não seja destruído, e você professor, por exemplo, não seja eliminado de sua sala de aula. Nos ajude, venha nessa mobilização.nacional. VOTA.FUNDEB. | * Joilson Bergher, professor.


COMPARTILHAR