Por José Maria Caires* – O aeroporto Glauber Rocha está pronto, mas a cidade e região precisam compreender a importância desse grande vetor de desenvolvimento. Estamos saindo de 300 mil embarques e desembarques em 2018 para 500 mil em 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Passaredo acaba de anunciar três bate e volta Conquista x Salvador, com ATR de 68 lugares, ou 408 passageiros/dia; A Gol, dois voos diários,- 552 passageiros de Conquista a São Paulo, ida e volta, no Boeing 737-700, cuja capacidade é de 138 lugares; Já azul, pra Salvador, Belo Horizonte e Campinas poderá transportar 708 passageiros por dia.
O ATR-72 é uma aeronave comercial bimotor pressurizada, de médio porte e propulsão turboélice, com asas altas. Tem capacidade para transportar 68 passageiros.
As três companhias disponibilizam 1.668 assentos por dia pra nossa região, o que projeta (se todos dias lotassem as aeronaves), 600 mil passageiros por ano. Um crescimento de 100% se comparado com 2018.
LEIA TAMBÉM
Já pagamos a duplicação da BR-116
Não estamos preparados ainda pra essa possibilidade de crescimento. Nossos acessos para Chapada Diamantina carecem de melhoria nas estradas. A falta de um centro de convenções é outra grande deficiência para atrair grandes eventos.
Precisamos construir atrativos para gerar novos negócios, mas sem dúvida a duplicação da Rio-Bahia, de Jequié até a divisa da Bahia com Minas Gerais, é fundamental para nosso crescimento.
Conquista Pode Mais.
*José Maria Caires é empresário, empreendedor, ex-prefeito de Dom Basílio e fundador do movimento “Conquista pode voar mais alto”.