O Promotor de Justiça promove a justiça em plenário do júri. Inegavelmente, nos júris populares são debatidos os dois direitos mais sagrados da sociedade: a vida e a liberdade. A vida da vítima, que foi suprimida pela vontade do Réu. E, a liberdade do réu, que está em jogo, por vontade dele próprio.
Assim, como afirmar qual dos dois direitos é mais importante? Eu ouso responder que o direito à vida, já que a liberdade do réu poderá ser restabelecida, mesmo após ele ter decretado o encarceramento perpétuo da vítima, quando a sentenciou a pena de morte.
A função do promotor de justiça em primeiro lugar é defender a vítima, que, quando morta, não estará em plenário para se defender.
O Promotor de justiça também, defende a família enlutada da vítima. Ao ceifar uma vida humana, o réu faz uma família chorar. Mães, pais, filhos, irmãos. Choram uma vez a perda de um ente querido. E podem chorar outra vez, quando o responsável pelo crime é absolvido.
Em segundo lugar, e a mais importante, função do Ministério Público é defender a sociedade.
Costumo dizer que as vestes talares do Promotor de justiça traz a cor vermelha para lembrar a todos, o sangue derramado da vítima . E, a cor preta para simbolizar o luto da família e da sociedade.
Começarei um júri em poucos minutos. Hoje eu me trajei inteiramente da cor vermelha, antes de usar a beca preta em plenário, com o objetivo de lembrar o sangue derramado da vítima e o luto das famílias, por ação dos réus que sentenciaram às vítimas à pena de morte.
E, neste momento que iniciarei mais um júri, o dedico à família da vítima Sashira Camilly, cujo arrebatamento prematuro do seio familiar e social, causou grande clamor na sociedade. Pedindo a Deus que se faça justiça por ela.
Nunca é demais lembrar, que embora esses casos de grande repercussão, nos façam refletir sobre a justiça que deve ser efetivada. Existem, inúmeras Marias que são vítimas de Feminicídio por dia no Brasil . Do mesmo modo, que muitos Josés são assassinados também.
Que possamos nos sensibilizar sempre para que a justiça . E, apenas ela . Seja sempre efetivada!! | *Solange Anatólio é Promotora de Justiça.