ARTIGO | Coronavírus – AÇÕES de Governos

Curso aberto Cirandas.net

Joilson Bergher* – Para Gilberto Dimenstein, “o cidadão brasileiro desfruta de uma cidadania aparente que ele denomina de cidadania de papel. A verdadeira democracia implica na conquista e efetividade dos direitos sociais, políticos e civis.

Se assim não se constituir, a cidadania permanece imóvel no papel. Essa cidadania aparente surge através do desrespeito aos direitos fundamentais do homem, ao não suprir as suas necessidades básicas, camufladas em assistencialismo político.

Isso se dá através da desnutrição, do desemprego e da pobreza.” Nesse particular, a cidadania significa a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza.

Como então o cidadão pode usufruir direitos civis, políticos e sociais? Exatamente através de programas assistencialistas do governo, sem contornos definidos e são mais frágeis do ponto de vista da legitimidade, não resolvendo a dificuldade estrutural da desigualdade social.

Nessa lógica assisti há pouco numa rede televisão que o prefeito, de Salvador, na lógica de assistência em tempos de guerra desenvolve ações da prefeitura, “Salvador pra Todos”, um aporte de 105 milhões, para atender 190 mil vulneráveis sem renda alguma, sem tetos, ambulante….inclusive oferecendo dinheiros para esses deserdados do Estado.

Certamente o prefeito de Salvador municiado por técnicos da saúde….que diz que a curva do CV 19-20, está perigosamente crescendo na Bahia, devendo alcançar a periferia de Salvador logo, logo. Portanto, já Sabem que se não tomarem essas providências, em tese, poderia ou poderá haver levantes social, com saques generalizados, na capital, interior, no país como um todo.

Se não houver esse paliativo, o preço poderá ser caro, pra todos…. Mas, e em Vitória da Conquista, quais ações dessa prefeitura em complemento as ações do governo do Estado, e do governo federal pra socorrer a camada sem aportes desse mesmo Estado?

Apenas uma empresa privada lavar as ruas poderá não resolver muita coisa! Um recado, um questionamento, ou uma cobrança apenas: prefeito apenas renovar um Decreto que não está sendo cumprido em sua inteireza, não resolve muita coisa….abra teus olhinhos: o povo vai precisar de dinheiros pra consumir o mínimo que seja!

Cuidado, o povo está com medo, mas também impacientes. Um conselho: fique em casa, fiquemos em casa.

* Joilson Bergher, professor e pesquisador independente do Negro no Brasil. 

Sudoeste Digital reserva este espaço para os leitores. Envie sua colaboração para o E-mail: [email protected], com nome e profissão.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do site, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.  


COMPARTILHAR