ANAGÉ | Esgoto despejado em lagoa da zona rural prejudica moradores

Um dos vídeos divulgado pelos moradores mostra o ambiente poluído e sem cuidado que traz riscos à saúde para a população de Lindo Horizonte.
 Vídeo: Arquivo pessoal.




Jamile Duarte – Os moradores do distrito de Lindo Horizonte, zona rural de Anagé, Sudoeste da Bahia, estão reclamando de transtornos que uma lagoa está causando na região.

Ela fica localizada no distrito e a população afirma que está sendo despejado esgoto não tratado das residências da região na lagoa e que essa mesma água cai na barragem que abastece a comunidade.

A população do povoado garante que o forte odor do local tem trazido dores de cabeça, além de estarem propensos a contrair diversas doenças. A poluição da lagoa também está trazendo dificuldades para os moradores, pois a saúde já está sendo prejudicada e muitos sequer conseguem dormir direito. Além disso, a alimentação dos moradores também é afetada devido à péssima qualidade da água da barragem que abastece o local.

Em vídeo (acima) divulgado pelo povoado, a moradora Iraci conta também está sendo prejudicada pela situação, principalmente quando chove e entra água em sua casa. Ela conta que foi preciso fazer uma barreira para evitar que entrasse água e que também já entrou em contato com autoridades do local para resolver a situação e nada foi feito. “É que é uma falta de respeito”, reclama.
O QUE DIZ A PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Anagé informou que “devido as fortes chuvas na região de Lindo Horizonte, a barragem e os açudes que abastecem a localidade ficaram cheios. E após verificação, em um desses açudes foi observado o despejo irregular de esgoto, que poderia vir a afetar a principal barragem de abastecimento do Distrito”.
Além disso, a prefeitura relatou que, como forma de contenção, foi realizado o patrolamento do açude, para barrar o esgoto irregular e, consequentemente, a contaminação.
Depois da averiguação, foi constatado que o esgoto irregular, que estava se aproximando da barragem que abastece a localidade, é oriundo de casas da região. Com isso, essas residências foram notificadas para a regularização com a criação de fossas.
Além disso, há um mês foi constituído o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Anagé. O Distrito de Lindo Horizonte foi um dos que participaram da reunião, com a equipe do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
Em teoria, o Plano será aplicado nas zonas urbana e rural da cidade, e deverá ser executado em conformidade com o Termo de Referência da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), trazendo benefícios permanentes a comunidade.      


COMPARTILHAR