Uma velha ponte, localizada na entrada da estrada velha de Caraíbas, ligando a BA 262 à zona rural do município, que fica a pouco mais de 80 km de Vitória da Conquista, se transformou em espaço de medo e temor pelos moradores e usuários devido à fragilidade da estrutura – corroída pelo tempo e falta de manutenção.
Em vídeo enviado por uma moradora do local, é possível ver os vergalhões da parte superior da ponte. Por ela passam diariamente carros de passeio, caminhões e ônibus escolares. ASSISTA:
Nos últimos anos, o fluxo de veículos no local tem aumentado, principalmente por ser uma região com muitos sítios e áreas de lazer como pousadas.
A ponte está localizada sobre um riachão, que já transbordou sobre a estrutura em uma enchente decorrente de chuvas fortes. Isso também enfraqueceu a estrutura, segundo o engenheiro civil Márcio Matos, em entrevista recente.
As aulas estão previstas para recomeçarem no fim de fevereiro e a situação da ponte gera ainda mais preocupação por isso.
O QUE DIZ A PREFEITURA – Em nota enviada pela Prefeitura de Caraíbas, a Secretaria Municipal de Obras informou que “a construção da ponte sobre o Riachão da chamada Estrada Velha do município se deu no ano de 1979 e desde então não contou com nenhuma reforma, embora ao longo de todo esse período equipes de engenharia tenham sugerido ações de melhoria na mesma”.
E continua: “importante observar que o atual prefeito e sua equipe iniciou a gestão no dia primeiro de janeiro do corrente ano, e por essa razão, não houve tempo hábil para executar no referido equipamento as intervenções necessárias.”