ALERTA | Risco de rompimento em mais uma barragem mobiliza Prefeitura de Conquista

Imagens: Secom/PMVC

Após uma equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista, utilizando uma escavadeira hidráulica, realizar a limpeza e aumentar a vazão do sangradouro para diminuir a carga na barragem de São João da Vitória (Batuque), nessa segunda-feira, 27, a situação ainda recomenda cautela. A população permanece em alerta em toda a região.

A ação reduziu o risco de rompimento, mesmo após receber uma grande carga de água de outros açudes que se quebraram na região. Mas, a depender do volume de chuva na região ainda há risco de rompimento que causaria muitos danos no distrito e povoados vizinhos. Na sede do distrito, por exemplo, o nível da água está em 60 centímetros.

“Alargamos o sangrador e fizemos a sua limpeza, com isso diminuímos o nível da água e consequentemente a carga para que a barragem não se rompa totalmente, o que ajuda a evitar um dano muito grande, tanto nas comunidades abaixo desta barragem como em outros açudes”, esclareceu o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Jackson Yoshiura.

Técnicos da Defesa Civil e Seinfra estavam no local desde o início da manhã de hoje e as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Social atuam na região conscientizando os moradores sobre o perigo e a necessidade de se afastar da área e oferecendo abrigo às famílias.

A partir de agora, os técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Prefeitura vão monitorar e avaliar se existe necessidade de aumentar o sangrador da barragem. Ainda não há informações oficiais sobre as condições da barragem nesta terça-feira.


COMPARTILHAR