ALERTA | Lacen confirma caso de raiva bovina em Guanambi

Imagem meramente ilustrativa

Uma amostra encaminhada ao Laboratório Central (Lacen) confirmou, no dia 27 de dezembro de 2024, um caso de raiva em bovino no município de Guanambi. O óbito do animal ocorreu na zona rural do distrito de Ceraíma.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a ocorrência foi identificada após uma moradora relatar a morte de nove bovinos em sua propriedade. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi notificada e, no dia 19 de dezembro, coletou amostras do cérebro de uma novilha, enviando-as para análise no Lacen.

O laudo confirmou a presença do vírus da raiva como causa do óbito.

Ainda de acordo a pasta, todas os contactantes da propriedade foram submetidos ao tratamento profilático, tomando as doses de vacina antirrábica, bem como animais de pequeno porte (cães e gatos), foram vacinados.

Equipes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e da Secretaria de Municipal de Agricultura visitaram criadores na região circunvizinha, orientando acerca dos cuidados necessários em casos de suspeitas, e especialmente, a prevenção através de vacinação antirrábica animal.

Dada a gravidade do caso, o município de Guanambi intensificou as ações de cooperação entre as secretarias municipais e Adab e orienta os criadores que quaisquer suspeitas de casos de raiva bovina, comunicarem imediatamente os órgãos competentes.

Os técnicos da Adab também estão realizando visitas às propriedades, buscando catalogar possíveis locais que abriguem morcegos hematófagos (morcegos-vampiros), principal transmissor do vírus da raiva para os animais.

Raiva Bovina: Entenda a Donça

A raiva bovina é uma enfermidade viral causada pelo vírus da raiva, pertencente à família Rhabdoviridae. O vírus é transmitido principalmente por meio da saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas de morcegos hematófagos (conhecidos como morcegos-vampiros).

Nos bovinos, a doença afeta o sistema nervoso central, causando sintomas como salivação excessiva, dificuldade de locomoção, alterações comportamentais, paralisia e, inevitavelmente, a morte.

A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos, sendo uma doença de alta letalidade tanto para animais quanto para pessoas. | com informações do Ag. Sertão.


COMPARTILHAR