ALERTA | Com a temperatura em Vitória da Conquista variando entre 16 e 30°, dermatologista faz importante alerta

Depois de um período intenso de chuvas em Vitória da Conquista, as estimativas dos especialistas em meteorologia é de que a cidade permaneça um bom tempo sob intensidade solar, com temperaturas variando entre 16 e 30°. Como se sabe, o forte calor provocado pelas temperaturas mais altas – e a consequente exposição aos raios ultravioletas – deixa a pele mais suscetível a doenças, desde as relativamente menos complicadas de tratar, como ressecamento, micoses, foliculites, brotoejas e acnes, até as mais graves, como queimaduras e câncer de pele (o carcinoma basocelular é o tipo mais comum no mundo).

Vale ressaltar, como exemplo, que a cada ano do triênio 2020/2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgiram mais de 176.000 novos casos de câncer de pele basocelular e espinocelular.

Nesta temporada mais quente, é sempre bom reforçar o lembrete a um velho e importantíssimo aliado: o filtro solar. Quando corretamente aplicado, especialmente sob orientação do médico dermatologista, considerando o tipo de pele e o produto mais adequado a ser utilizado, o grau de proteção aumenta ostensivamente e o período pode ser aproveitado com mais tranquilidade.

A dermatologista Dra. Vanessa Lacerda alerta: “como a pele reflete o que acontece em nosso organismo, é fundamental cuidar dela. O uso do protetor solar é superimportante, inclusive em partes do corpo comumente esquecidas, como mãos, pescoço e orelhas”.

Mas as recomendações para cuidar bem da pele, o maior (e mais exposto) órgão do corpo humano, não param por aí. Existem diversas práticas que beneficiam a pele: hidratação, tomar banhos mornos e frios (evitando excesso de sabonete), ingestão de líquidos, alimentação balanceada e rica em antioxidantes, acompanhamento nutricional, uso de acessórios protetores (chapéus, óculos escuros e camisas com proteção UV) “e outras ações menos usuais, como a reposição oral de ativos antioxidantes em pacientes com pele fotodanificada”, descreve Dra. Vanessa, sublinhando cuidados e tratamentos que, atualmente, já são mais assimilados pelo público.

Bom mesmo é colocar estes comportamentos em prática no cotidiano, com a ajuda de um especialista. “O médico dermatologista, profissional que identifica e trata mais de 3 mil doenças relacionadas à pele, é indicado para a orientação e o acompanhamento de uma boa rotina de cuidados em todas as estações”, afirma Dra. Vanessa.


COMPARTILHAR