AGROTURISMO: Em Itacaré o Turismo Rural é opção para quem quer fugir do agito da cidade

Crédito: Anne Pinto
Quem já pensou em fugir da correria da cidade grande? ou do movimento do interior? O Agroturismo ou Turismo Rural é a opção que permite um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambientes rurais ou no sistema “day use”, onde a turista paga para passar o dia na fazenda com direito a café da manhã, almoço e passeios variados.

Em Itacaré as fazendas que fazem esse tipo de turismo se programam o ano todo para apresentar suas produções. É um meio privilegiado de promoção dos recursos existentes nos territórios rurais, um fator de revitalização do tecido econômico e social e uma oportunidade para o desenvolvimento destes territórios.

O turismo no espaço rural constitui uma atividade geradora de desenvolvimento econômico, através da dinamização de muitas outras atividades, aos recursos naturais, culturais e à sociedade. Agregando valor a produção e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. 

Ao escolher essa opção, o turista vai poder desfrutar de uma aconchegante hospedagem, uma alimentação saudável e atividades recreativas e pedagógicas vinculadas ao contexto rural. O entretenimento vai da visitação a toda propriedade, as plantações, a produção de produtos como chocolate, biscoitos, manteiga, iogurtes e queijos, além de trilhas com direito a rios e cachoeiras, pescas e o contato direto com pássaros da região.  Geralmente as visitas são limitadas, com grupos de até 10 pessoas.

Depois de aventuras aconchegante, a noite o turista pode se deliciar com algum prato do cardápio da terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. São 42 restaurantes do evento, que vai até o dia 17 de dezembro. Além da programação gastronômica, o Festival oferece Feira de Artesanato, Feira de produtos da Agricultura Familiar, e um cronograma de shows. Vale a pena conferir!  

COMPARTILHAR