Pouco mais de três meses depois de conhecerem os programas alternativos de cultivo e outros benefícios oferecidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), os moradores do Povoado de Roçadinho, no distrito de Bate-pé, receberam uma nova visita dos técnicos da SMDR. Dessa vez, foram entregues mais mudas de umbu e de palma, e efetuados 14 cadastros no programa Garantia Safra.
A visita já estava agendada para acontecer neste mês de agosto, pois, segundo o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, é a época ideal para o plantio dessas espécies, por ser o período que antecede as chuvas. Assim, as mudas de umbu nativo, conhecido como “umbu catingueiro”, foram trazidas da fazenda experimental Pedra Mole até Roçadinho para que os agricultores aprendessem, passo a passo, a técnica da enxertia.
Agrônomo da SMDR e especialista em umbu gigante, Dilermando Fonseca explicou que a técnica consiste em extrair um pedaço da muda da variedade catingueira utilizando uma faca de lâmina fina e substituí-la pelo ramo da variedade gigante, transplantando o galho na fenda que foi aberta e fixando-o, por fim, com uma fita adesiva a ser retirada meses depois. Após a muda ser plantada, em um prazo médio de três anos, deverá produzir o umbu gigante.
Para a moradora, Vera Lúcia Mendes, a assistência prestada pela SMDR tem sido um grande auxílio para o desenvolvimento da região. “É muito bom ter a presença dos técnicos aqui. O Garantia Safra é um programa muito importante, da mesma forma que as mudas de umbu, que, quando estiverem produzindo, a gente pode vender e fazer um capital melhor”, declarou Vera Lúcia.
Presente no último encontro, Jesuíno Moreira salientou que ele e os demais moradores de Roçadinho estão satisfeitos com o tratamento dado pela SMDR. “Qualquer apoio que a gente recebe do governo nos deixa muito feliz. A SMDR prometeu que retornaria e hoje recebemos todos aqui com alegria”, destacou o morador, que ainda recebeu uma visita técnica em sua propriedade.
A equipe da SMDR voltará ainda este ano ao povoado de Roçadinho, bem como visitará outras localidades, para levar mais programas e técnicas desenvolvidas a partir de estudos feitos na região, respeitando suas características de solo e cultura.