PLANTÃO | Bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aprovam greve a partir de sexta-feira (13)

Na noite da ultima segunda-feira (9), os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal da base de Vitória da Conquista aprovaram uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, com aprovação de 53,13% dos funcionários do Banco do Brasil e 92,78% dos funcionários da Caixa Econômica Federal.

A greve está marcada para iniciar na sexta-feira (13), em conformidade com a lei n.º 7.783, de 28 de junho de 1989, que exige comunicação com 72 horas de antecedência antes da paralisação. A mobilização é uma resposta à rejeição das propostas de acordo apresentadas anteriormente.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), Leonardo Viana, comentou a decisão: “Após o resultado das assembleias encerradas no dia 5 de setembro, nas quais os funcionários do BB e da CEF rejeitaram a proposta de acordo, realizamos nova assembleia ontem (9), para deliberar sobre a adesão ou não ao movimento grevista. Com os resultados de hoje, nós passaremos nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil para construir com os colegas a estratégia para a mobilização, respeitando as decisões tomadas em assembleias soberanas e de forma democrática.”

Confira o comunicado do Sindicato dos Bancários na íntegra:

Comunicado à direção do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e à população sobre a paralisação

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Bancários, Instituições Financeiras e de Crédito de Vitória da Conquista e Região, Registro Sindical nº L037 F087 A 1963, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 16.207.201/0001-02, por seu presidente abaixo assinado, comunica à direção do Banco do Brasil S/A e da Caixa Econômica Federal, bem como à população usuária dos serviços bancários em geral, que os bancários desses bancos se reuniram em Assembleia Geral Extraordinária no dia 09/09/2024 (segunda-feira) e decidiram pela paralisação dos serviços por tempo indeterminado (greve geral nos dois bancos), a partir de 13.09.2024.

Caso haja novas propostas ou decisões, as mesmas serão avaliadas pela categoria em assembleia e os resultados comunicados aos bancos e à população.


COMPARTILHAR