SEGURANÇA | Morto por policial tinha antecedentes criminais por confusões

O jovem Diego Kaliniski, de 26 anos, que morreu após levar tiros de um policial militar na cidade de Vera, a 486 km de Cuiabá, durante uma abordagem na madrugada deste domingo (5), tinha antecedentes criminais por confusões.

Diego Kaliniski tinha três passagens criminais: a primeira por poluição sonora, a segunda por lesão corporal e a terceira por usar veículo em volume e frequência não autorizada, desobediência, desacato e resistência.

Vídeo mostra Diego sendo baleado nesta madrugada. Nas imagens é possível ver os policiais jogando o rapaz no chão, que levanta e reage. Logo depois, ele começa a agredir o policial, que revida. A vítima pega o cassetete e tenta bater no policial, momento em que ele efetua os disparos. Após a confusão, as pessoas que estavam no local tentam socorrer o rapaz.

De acordo com boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada na madrugada para atender um chamado de perturbação do sossego. Ao chegarem no local, viram um carro que estava com a caçamba aberta e com um som automotivo ligado – que seria o motivo da perturbação dos moradores da região.

Diante da situação, a equipe policial parou com os sinais luminosos ligados, sem descer da viatura e começou a confeccionar a notificação de trânsito.

Ainda segundo o documento, em um certo momento, dois homens se aproximaram da janela da viatura e abordaram o Comandante da Guarnição. De imediato, os policiais desembarcaram e solicitaram a documentação do veículo que estava com o som ligado, que foi apresentado por um dos rapazes através do celular.

Em ato contínuo, os policiais relatam que o rapaz tomou o bloco de multa da mão do PM e os desacatou. Por essa razão, o jovem foi informado que seria conduzido para delegacia por desacato e desobediência.

A polícia disse que ele resistiu a prisão, impossibilitando o algemamento. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito teve ajuda do irmão dele, que chutou e bateu nos policiais.

Em seguida, um dos suspeitos teria pegado o cassetete do PM, momento em que ele teria atirado. Os irmãos foram alvejados, e um deles, Diego Kaliniski, morreu no local. A outra vítima foi encaminhada para o hospital do município.

A Politec-MT (Perícia Oficial e Identificação Técnica) esteve no local.

Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso informou que o 3° Comando Regional já abriu inquérito para a apuração dos fatos.


COMPARTILHAR