Enquanto em Vitória da Conquista, terceiro município da Bahia, a vacinação anda a passos lentos, inclusive com falta de doses, em municípios de menor porte da região Sudoeste, como Itapetinga, Itambé, Macarani e Macaúbas, por exemplo, a imunização avança e chega à população entre 12 e 18 anos.
Em Conquista, embora a população infanto-juvenil não esteja vacinada, diretores de escolas municipais ameaçam alunos que se recusam a frequentar a escola até que sejam imunizados. Alguns pais vão recorrer à Justiça para que o município se posicione e garanta os direitos dos seus filhos quanto à imunização.
A reportagem do Sudoeste Digital procurou a Secretaria de Saúde, mas até o momento não obteve respostas.
Em Macaúbas, por exemplo, no último final de semana mais de 600 adolescentes foram vacinados, atendidos por três equipes no município. As equipes também atenderam a idosos, gestantes e população que buscou a segunda dose. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 60% da população de 30 mil pessoas já foi imunizada.
A região faz parte do 23ª Núcleo Regional de Saúde (antiga Dires), onde também estão incluídos os municípios de Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Paramirim e Rio do Pires.
“A Secretaria de Saúde de Macaúbas vem buscando a cada dia fazer o melhor para sua população. No último sábado foram vacinados jovens e adolescentes com 12 anos ou mais no centro de Saúde. O empenho da equipe fez com que a rotatividade das filas fosse acelerado, não ocasionando demoras para os pacientes”, informou a pasta, em nota.