ELEIÇÕES 2020 | Vitória da Conquista já tem quatro candidatos a prefeito registrados

 

Quatro partidos registraram seus candidatos à prefeitura de Vitória da Conquista junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é de que mais três candidaturas sejam registradas no município até o próximo sábado (26), quando vence o prazo para o registro. A campanha começa oficialmente no próximo domingo (27).

As eleições serão realizadas no dia 15 de novembro. O adiamento ocorre em função da pandemia do coronavírus e acarretou mudanças no calendário eleitoral.

Nas Eleições Municipais de 2020, pela primeira vez, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato a uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Para o cargo de prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato.

O primeiro partido a registrar candidatura foi do Psol, que terá o professor Ferdinand com candidato a prefeito e o psicólogo Paulo Monteiro como candidato a vice-prefeito. Ele é professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O candidato tem 57 anos e atua na área de Física, possuindo título de doutorado em educação e ciências.

Já Paulo Souza Monteiro tem 33 anos e foi candidato a deputado estadual em 2018, obtendo 1.068 votos. 

Nesta quinta-feira (24), mais três candidatos registraram suas candidaturas à prefeitura de Vitória da Conquista. Um deles é o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB). Ele é candidato pela coligação “O trabalho tem que continuar”, reunindo além do seu partido, o MDB, os partidos Republicanos, PTB, MDB, Podemos, PMB, PSDB e DEM.

Gusmão tem tem 70 anos e é natural de Vitória da Conquista e fez carreira na cidade como radialista e redator. Antes de ser eleito com 57,58% dos votos em 2016, ele tentou ocupar o cargo de prefeito por duas vezes sem sucesso, em 2008 e 2012, e de deputado federal também por duas vezes, em 2014 e 2018. 

Ele terá como candidata a vice-prefeita a presidente licenciada da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), que é filha da atual vice-prefeita, Irma Lemos. Ela foi candidata a deputada federal em 2018 e obteve 5.960 votos. 

O PRTB oficializou a candidatura do vereador David Salomão à disputa da prefeitura de Vitória da Conquista. O candidato tem 38 anos e é natural de Alagoinhas. Ele é candidato pela coligação “Agora é a vez do povo”, agregando o PRTB e o Patriota.

Salomão está no seu primeiro mandato como vereador. Sua primeira eleição foi em 2012, pelo PCdoB, mas acabou não concorrendo, pois o registro de candidatura foi indeferido por seu nome não ter sido escolhido em convenção partidária. Ele foi candidato a Deputado Federal pelo PTC em 2014, obtendo 5.667. Eleito pelo mesmo partido a vereador em 2016, com 969 votos, o eleito menos votado na ocasião. Em 2018 voltou a se candidatar a deputado federal, desta vez pelo PRTB, conseguindo 38.277. Em Vitória da Conquista ele teve 23.221 votos.

Ele terá como candidata a vice-prefeita a a assistente social Luiza Ariana da Rocha Mota Ferraz, de 45 anos. A candidata já concorreu a uma vaga de vereadora na cidade em duas ocasiões, 2008 e 2012, não conseguindo se eleger em nenhuma das oportunidades.

O empresário Romilson Filho será o candidato do PP à prefeitura de Vitória da Conquista. Ele terá como como candidato a vice-prefeito o também empresário Kleber Avelino, conhecido como Doutor Saúde, do Solidariedade. Romilson tem 53 anos e foi candidato a vereador não eleito em 2012. Ele também se colocou como pré-candidato a prefeito em 2016, mas acabou não concorrendo.

A candidatura de Romilson terá apoio de cinco partidos. Além do PP, Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Liberal (PL), Cidadania e Solidariedade (SD) formam a coligação. Ele terá como candidato a vice-prefeito o também empresário Kleber Alvelino da Cruz, conhecido como Kleber Drº Saúde (Solidariedades), de 50 anos. Esta será a sua segunda eleição. Ele foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PTC, obtendo 1.958 votos. 

Zé Raimundo (PT), Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL)

Os outros postulantes ao cargo de prefeito de Vitória da Conquista aprovados em convenções ainda não registram candidatura.

Candidatos a vereador em Vitória da Conquista

Até o início da tarde desta quinta-feira, 12 partidos registram 296 candidaturas às 21 cadeiras da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

O MDB, partido do atual prefeito Herzem Gusmão registrou 24 candidaturas. O Podemos concorrerá às eleições do legislativo conquistense com 32 candidatos. O PCdoB formalizou 32 candidaturas, o PSC registrou 32 candidatos e o Psol terá cinco candidatos a vereador.

Outros partidos que registraram candidaturas foram – Avante (26 candidaturas), PSB (25 candidaturas), PSD (10 candidaturas), PSDB (31 candidaturas), PTB (22 candidaturas), PTC (32 candidaturas) e Republicanos (25 candidaturas). | com informações da Agência Sertão.


COMPARTILHAR