REPERCUSSÃO NACIONAL | Prefeito divulga telefone de jornalista na internet após matéria que denunciou evento do Município com aglomeração


A jornalista Andréia Giovanni, correspondente do blog Sudoeste Digital em Ibicoara, região da Chapada Diamantina, na Bahia, teve seu número de telefone pessoal divulgado em redes sociais pelo prefeito da cidade, Haroldo Aguiar (PSD), após contatá-lo para uma entrevista.

Crédito:Reprodução / Sudoeste Digital

Prints da conversa que os dois tiveram pelo Whatsapp foram postados na internet por Aguiar, que alegou não saber de quem se tratava. A jornalista entrou em contato com o gestor no início da semana passada para pedir esclarecimentos sobre um evento promovido pela Prefeitura para entrega de um trator, onde havia aglomeração e pessoas sem máscara, entre elas o prefeito, indo contra decreto municipal.

No print, é possível ver que Andréia não diz seu nome, mas afirma que está produzindo matéria sobre o assunto. Aguiar responde com vários links sobre suas ações na gestão municipal e, após novo questionamento da jornalista, diz que tudo está no perfil dele no Facebook, e a conversa é encerrada.
Com a divulgação das capturas de tela, Andréia passou a ser criticada pessoalmente por apoiadores do prefeito e de sua campanha para reeleição, que a acusam de fazer oposição a ele. A jornalista já fez matéria semelhante sobre evento com aglomerações em Iguaí, outro município do interior da Bahia.
Crédito:Reprodução / Sudoeste Digital
Prefeito (camisa listrada) e apoiadores sem máscara no evento

Acusada nas redes sociais de buscar notoriedade, Andréia agora teme reações mais graves dos eleitores de Aguiar. “Eu não sei aonde isso vai parar, porque já não sei com quem eu estou lidando”, diz. “Nosso receio é que isso se intensifique, porque eu não esperava uma atitude dessa natureza por parte da maior autoridade do município”, conclui, em entrevista à Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

A entidade de jornalistas entrou em contato com o prefeito para pedir explicações sobre o ataque à profissional. Ele encaminhou novo print da conversa e disse “olha o que  Andréia fez comigo. Suja”. 
E continua: “Eu recebi um trator do governo estadual e doei para a associação da comunidade de Mundo Novo. O povo de lá me recebeu, agradecendo o bem para aquela comunidade de trabalhadores, já que o deles havia sido roubado. Não entendi o mal que teve lá. Mas vida que segue. Agora só me cabe responder ao Ministério Público, porque o mal já foi feito injustamente”, declarou.

“Ela faz politicagem o tempo todo nas redes aqui. Jornalista não pode ter lado em suas publicações. Ou pode?”, completou.

Questionado sobre a razão de divulgar o telefone da jornalista, Aguiar disse que ela teria sido “injusta” em não se identificar.

Ministério Público pede esclarecimentos

Após a publicação da reportagem sobre a aglomeração promovida em Ibicoara, o Ministério Público da Bahia encaminhou ofício ao prefeito Haroldo Aguiar pedindo esclarecimentos sobre o evento e cobrando medidas de fiscalização do cumprimento das medidas de enfretamento à Covid-19.

No ofício, a promotoria afirma ter tido conhecimento de “eventos de pré-campanha eleitoral” em meio à pandemia e que o gestor estaria “descumprindo decreto de sua própria lavra”. O MP recomenda que o prefeito se abstenha de promover aglomerações sob pena de medidas extrajudiciais e judiciais.

No Facebook, Aguiar comentou com indignação o recebimento do ofício. “Hoje depois de um dia inteiro de trabalho, chego em minha casa e recebo duas denúncias no ministério público!!! A primeira segundo a oposição que “eu” Haroldo Aguiar prefeito deste município eleito pelo povo, mandei um funcionário da prefeitura acabar com uma área de lazer “Campo de Futebol ” no Distrito de Cascavel. Segunda que eu estava no último domingo promovendo aglomeração na entrega de um “trator com implementos à comunidade do Mundo Novo”. “Oposição” me persegue, me prejudica, me maltrate, me zomba nas redes sociais, façam o que quiserem, mas deixa o povo em paz”, escreveu.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) Sudoeste emitiu nota de repúdio à atitude do prefeito e classificou sua reação como tentativa de impedimento à liberdade de imprensa e ameaça aos profissionais de comunicação.

“A jornalista Andreia Giovanni, da Sucursal Chapada Diamantina do Blog Sudoeste Digital, após nota intitulada: COVID-19 PREFEITO DE IBICOARA PROMOVE AGLOMERAÇÃO, tem recebido ameaças veladas de seguidores do Prefeito Haroldo Aguiar (PSD), e do Executivo municipal. Em clara tentativa de intimidar a referida profissional de imprensa, o prefeito expôs numa rede social a conversa que teve com a jornalista e o telefone dela. Fez isso no perfil da repórter e no seu próprio perfil”, diz a nota.

O Sinjorba ressalta que “a liberdade de imprensa é direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão e deve ser considerada uma obrigação social. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciados”, defende.


A Fenaj também compartilhou a nota de repúdio. | conteúdo extraído integralmente do Portal Imprensa.

COMPARTILHAR