CONQUISTA | (IMAGENS) Boa parte das lojas ignora fiscalização e funcionam “à meia porta”

Boa parte das lojas de Vitoria da Conquista está funcionando “à meia porta”, atendendo normalmente a clientela.

 

A reportagem do Sudoeste Digital fez a constatação na manhã desta segunda-feira, 11 e um detalhe chamou a atenção: a completa ausência de fiscalização, ao contrário do que ocorria nos primeiros decretos municipais.

Pelas ruas, centenas de veículos estacionados ou em movimento e alamedas repletas de pessoas e ambulantes. Também foi registrado afrouxamento em relação ao uso de máscara. A reportagem solicitou uma posição da Prefeitura sobre a ausência de fiscalização. A resposta veio ao final da tarde. (LEIA ABAIXO).

QUEIXAS – Nas redes sociais, muitas queixas e protestos: “Quando a Prefeitura deixa de fiscalizar, notamos que inexiste preocupação com a saúde das pessoas, que passam a não se importar nem com elas nem com os outros”. – Isabela Lima.

“O comércio está fechado, mas a quantidade de gente é absurda, está adiantando o que?” – Milena Machado.

“Na verdade o prefeito tá tentando evitar que o vírus se espalhe, fechando o comércio, mas vamos analisar o número de gente nas feiras, mercados, nas ruas tá bem maior, então algo tem que ser feito”. – Rosy Mary.


COVID-19 AVANÇA – Enquanto isso,  a COVID-19 continua avançando e fazendo vítimas. “Mais uma pessoa indicada como caso suspeito para coronavírus faleceu neste domingo (10). O paciente estava internado, possuía comorbidade (quando duas ou mais doenças estão associadas) e a coleta da amostra foi realizada para exame laboratorial”, confirmou o boletim oficial da Prefeitura.

Nessa semana, esse foi o segundo óbito registrado de paciente com suspeita de coronavírus. Até as 17h de domingo foram notificados 808 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 593 foram descartados e 170 casos estão sob investigação: 102 pacientes aguardam resultado laboratorial e 68 aguardam coleta de amostra. Dos casos que estão sendo investigados, dois foram a óbito, seis estão internados e 162 em isolamento domiciliar.

Nota ao Sudoeste Digital 


A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) informa que, conforme Decreto n° 20.293, publicado no Diário Oficial do Município na tarde de ontem (10), apenas os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. A Sesep intensificou a fiscalização e as equipes estão nas ruas diariamente para verificar irregularidades, mas é importante que a população denuncie as empresas que não estejam cumprindo as determinações da Prefeitura. Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 3420 7010, 3420 7009 ou 98856 4737.


SECOM, 11 de maio de 2020.


COMPARTILHAR