CONQUISTA | Ainda sem recursos do FINISA, obras do novo terminal não têm data para começar




Anunciado pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB) para começar no dia 1° de fevereiro, a construção da Estação de Transbordo segue sem data para início das obras em Vitória da Conquista.



Em entrevista ao Brasil Notícias, programa da Rádio Brasil, o secretário municipal de Infraestrutura, José Antônio de Jesus Vieira., informou na manhã desta terça-feira (31) que a partida depende da liberação dos recursos via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) através da Caixa Econômica Federal.


Vieira revelou um obstáculo para o início das obras, tendo como principal delas a Estação de Transbordo que vai ocupar a Avenida Lauro de Freitas onde hoje está o Terminal Urbano. “Veja bem, essas alterações no Terminal de Ônibus, ela está sendo seguindo um planejamento e que no planejamento ela está sendo feita pela Secretaria de Mobilidade e está alterando a situação dos pontos que ficavam aí no Terminal Lauro de Freitas”. 


“Então isso aí segue já um planejamento. A obra ela foi, o projeto foi todo reformulado, apresentado a comunidade, feita a licitação no mês de fevereiro, a licitação já está concluída com a empresa que ganhou o pleito, é a PJ Terraplanagem, empresa de Salvador, e segue todo o planejamento que já foi feito do início”. 


“A obra, que a gente precisa citar, o recurso para o financiamento dessa obra vem do FINISA, que é um recurso que a gente está aguardando aí da liberação através do Governo da Caixa Econômica Federal”, declarou. “É claro que essa situação que a gente vive hoje do COVID-19 tem afetado muito essa parte federal, mas estamos ainda acreditando que, aguardando que a Caixa libere esses recursos para que a gente inicie as obras”, complementou.


A Avenida Régis Pacheco recebeu sinalização horizontal informando novo espaço para ônibus urbano. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana acompanha as intervenções que deveria para receber os veículos do Transporte Coletivo Urbano nos próximos dias. 


Em 18 de dezembro do ano passado, o prefeito destacou, em entrevista numa emissora de rádio, que a modernização do Terminal Coletivo Urbano conta com orçamento de R$ 7 milhões e que irá abranger a Praça da Bandeira e a Travessa dos Artistas com implantação do Sistema de Drenagem para acabar com o alagamento. 


Conforme Herzem, os trabalhadores informais da Travessa dos Artistas serão removidos durante as obras e retornarão em barracas modernas.

A reportagem do Sudoeste Digital procurou a Prefeitura para informações sobre o andamento da licitação, mas ainda não obteve resposta. | Com imagens e informações do Blog do Anderson.


COMPARTILHAR