BOMBA-RELÓGIO | Prefeitura ignora riscos em meio ao crescimento de casos suspeitos de Coronavírus



SUDOESTE DIGITAL – Em reunião na manhã desta quinta-feira, 19, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores demonstrou preocupação com a falta de algumas medidas essenciais, por parte da Prefeitura de Conquista, para fazer frete ao avanço de casos suspeitos do Novo Coronavírus (Covid-19) no município.

De acordo com a presidente da Comissão, vereadora Viviane Sampaio (PT), diante dos casos suspeitos em Conquista e dos já confirmados na Bahia, solicitou ao município cópia do Plano Municipal de Enfrentamento ao Covid-19.

“Também solicitamos respostas se a Secretaria (Municipal de Saúde) formou o Comitê Gestor”, emendou a parlamentar, durante reunião com o também vereador e membro da comissão, Cícero Custódio (PSL). 

Viviane enfatizou que a formação de comitê é uma orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “Recebemos diversas denúncias dos trabalhadores de saúde informando que estava faltando, em alguns lugares,  equipamentos de proteção individual, álcool em gel, álcool A70 e máscara N95 para os que trabalham com aerossóis.”

Resultado de imagem para máscara 95A máscara (ou respirador) N95 é o equipamento de proteção individual (EPI) mais indicado para pessoas expostas a ambientes contaminados por aerossóis. Sua capacidade de filtração e resistência a materiais particulados chega a ser de 95% de eficiência de partículas maiores.

“Esse Comitê Gestor deve ser formado por diversos representantes das questões tanto de saúde quanto da sociedade civil e do controle social, com o intuito de permitir desde a prevenção ao controle dessa doença em nossa cidade e também se existem equipamentos de proteção individual de forma suficiente para os trabalhadores e para os usuários sintomáticos que procuram os estabelecimento de saúde”.

Destacou que a Comissão de Saúde da Câmara tem essa preocupação, daí a solicitação junto à Secretaria Municipal de Saúde para que a própria comissão ajude na divulgação das informações e, também, “se coloque à disposição para ajudar na reformulação e formação de estratégias” para que se posa combater a disseminação do Covid-19 em Vitória da Conquista.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Em nota ao Sudoeste Digital, no final da tarde desta quinta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que já foi criado, por meio da Portaria 009/2020, o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública que tem a competência de monitorar, avaliar e implantar todas as estratégias e ações do Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus que já está pronto e, inclusive, já vem sendo executado.

A SMS informa que os trabalhadores da saúde e pacientes sintomáticos notificados com suspeita não estão sem proteção. É importante destacar que na atual situação epidemiológica de hoje (19), em que ainda não há nenhum caso confirmado, os equipamentos de proteção individual disponíveis são suficientes e estão adequados à demanda, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Dentre as medidas adotadas pela Prefeitura, está a higienização dos ônibus que fazem o transporte coletivo, por meio de duas empresas, mas a falta de fiscalização no transporte clandestino, por meio de vans, carros de passeio, aplicativos sem regulamentação e ônibus que atendem a zona rural, deixou os usuários desses serviços à mercê da própria sorte.

Até às 22h dessa quarta-feira, 18, foram notificados 35 casos com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Novo Coronavírus (COVID-19) em Vitória da Conquista, de acordo com boletim atualizado divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Vigilância em Saúde. Desse total, 10 foram descartados laboratorialmente e 25 aguardam análise das amostras coletadas.

Sobe para 25 casos suspeitos para 
Coronavírus em Vitória da Conquista

Em nota, a Diretoria de Vigilância esclarece que o aumento do número de casos foi motivado após a ampliação dos critérios de definição de casos suspeitos, que agora inclui viajantes que, nos últimos 14 dias, retornaram de áreas onde já acontece transmissão comunitária, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A adoção do novo critério foi orientado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/BA), na noite da última terça-feira, 17. Cortada pela BR-116 (Rio-Bahia), Vitória da Conquista é portal de entrada para pessoas que chegam do Sul, Norte, Nordeste e Sudeste do País. O acesso ao município também se dá por via aérea, com chegadas no Aeroporto “Glauber Rocha”.

Todas as amostras dos casos suspeitos de Covid-19 foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que utiliza a biologia molecular para fazer o diagnóstico da doença.

Dos casos notificados que aguardam resultado, 22 estão em isolamento domiciliar e 3 estão em isolamento hospitalar. Todos estão sendo avaliados e monitorados diariamente pela equipe médica da Vigilância Epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que: pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório, devem entrar em contato imediatamente com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação.


COMPARTILHAR